Our Blog

3
Banner do filme "O Começo da Vida", homem segurando um bebe no colo.

Longa metragem “O Começo da Vida”, dirigido por Estela Renner, aborda descobertas da neurociência sobre os primeiros anos de vida; documentário está disponível pela plataforma VIDEOCAMP

Antes de tudo: você sabia que cuidar bem dos primeiros anos de vida impacta diretamente o futuro da humanidade? Recém-lançado pela produtora Maria Farinha Filmes, “O Começo da Vida” aborda as descobertas da neurociência sobre o início da primeira infância.

O filme mostra que os bebês se desenvolvem não apenas a partir de seu DNA, mas da combinação entre sua carga genética e as relações com aqueles que os rodeiam. Além disso, apresenta entrevistas com especialistas e visita a famílias de diferentes culturas e classes sociais.

De acordo com Estela Renner, diretora do longa, “os registros emocionais tanto para o bem quanto para o mal têm um peso muito maior neste período. É um momento de formação, criação e  estruturação da pessoa”, diz.

A primeira infância é um momento de formação, criação e estruturação da pessoa

Gravado no Brasil e outros oito países, novo documentário da diretora Estela Renner entrou em cartaz em 21 cidades brasileiras. “O Começo da Vida” é uma produção da Maria Farinha Filmes. Ele é apresentado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Alana e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

“O Começo da vida”: convite para olhar a primeira infância

Criado para difundir o cinema como ferramenta de transformação social, a plataforma online e gratuita VIDEOCAMP disponibilizou o filme para exibição públicas, nas cidades em que não estava em cartaz. Nos primeiros quatro dias, todas as sessões lotaram e 500 exibições foram marcadas pela plataforma.

“A mensagem do filme é a de que se mudarmos o começo da história, mudamos a história inteira. Por isso, o VIDEOCAMP e o longa estão juntos para levar essa ideia para o maior número de pessoas em diferentes lugares.” Quem explica é a diretora de Comunicação do Instituto Alana, Carolina Pasquali. 

Se mudarmos o começo da história, mudamos a história inteira.

A plataforma disponibilizará o filme dublado em seis idiomas, bem como legendado em 21 línguas. Além disso, oferecerá acessibilidade em LIBRAS, closed caption e audiodescrição, no aplicativo MovieReading para smartphones e tablets.

Comments ( 3 )

  • Julia Antoun says:

    Parabéns pelo fllme, está incrível!
    Como educadora que entrou em contato com as recentes pesquisas da Educação Infantil e como ser humano, fiquei muito feliz que um material desses tenha sido produzido.
    A sala de cinema estava comovida ao final do filme, mas o mais importante foram as reflexões suscitadas.

    Fiz a primeira review no imdb e recomendo, como forma de melhor divulgação, que vocês possam preencher algumas informações por aquele site, que é uma boa plataforma de divulgação e, mais importante, de vitrine de prestígio para o filme, que merece muito!

    Abraços!

  • Kelly Porto says:

    O filme retrata perfeitamente o que é importante para as crianças e a relação que os adultos devem estabelecer com elas para fazerem parte do seu crescimento. A humanidade ainda tem um longo caminho a percorrer.
    Simplesmente emocionante.

  • Maristela Nardi says:

    Para ser visto muitas vezes. Como foi dito após a exibição, o filme “sensibiliza e silencia”.
    – Evento em comemoração aos 26 anos do ECA, Câmara Municipal de Campinas – 29/07/16

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X